Características do edifício

Os dois volumes do edifício interligam-se por passadiços, que asseguram a circulação entre as áreas laborais. A distribuição dos serviços pelas duas alas e pelos quatro pisos (-1, 0, 1 e 2) faz-se de acordo com a maior ou menor proximidade ao público, as suas competências e a complementaridade de funções.

Na ala norte estão os serviços relacionados com a administração, incluindo a presidência e a vereação. Na ala sul estão situadas as áreas funcionais vocacionadas para a prestação direta de serviços à população.

No piso -1, com uma área de 4884,60 m2, situa-se a entrada exclusiva dos funcionários. Aí está também localizada a área do arquivo, arrecadações de serviços e áreas de trabalho como a do gabinete de gestão do edifício. Na cave situa-se o estacionamento coberto para 30 viaturas oficiais.

No piso 0, com 4842,80 m2, no átrio central, está a zona de atendimento ao público que dispõe de área de espera, terminais informativos para utilização pública e salas de atendimento e reuniões. Neste piso encontramos também a cafetaria, para uso exclusivo dos funcionários, que funcionará entre as 8 e as 17.30 horas.

Ainda neste piso, orientado a poente, localiza-se o auditório, com 115 lugares, dois dos quais adaptados a pessoas portadoras de deficiência, onde terão lugar as reuniões de câmara.

Com uma área de 3159,95 m2, no piso 1 estão as várias áreas de trabalho dos serviços técnicos e administrativos, tanto na ala norte como na sul, com salas para atendimento e reunião. No piso 2, com 2287,10 m2, estão a ala norte que se destina à administração e a ala sul, para diversas áreas laborais, em tudo semelhantes às do piso 1.

O parque de estacionamento ocupa na sua totalidade uma área de 8430,40 m2, com 3 pisos de parqueamento, dos quais dois são abertos ao público, num total de 511 vagas.

Sistemas operativos

O funcionamento do edifício é garantido por um conjunto de sistemas e equipamentos operativos, onde se destacam uma unidade de tratamento de ar e um grupo gerador, que formam a central técnica. Destes equipamentos dependem os sistemas de climatização, ventilação, iluminação artificial, elevadores e de tratamento do plano de água e controlo ambiental das descargas de efluentes na rede pública. A qualidade do ar interior é verificada através do controlo e limpeza dos locais onde o ar circula, designadamente as condutas, grelhas e filtros, em conformidade com os pressupostos da certificação energética.

Instalações certificadas

Este é o primeiro edifício público com certificação energética, com a classe B, o resultado da sua localização na proximidade da Baía do Seixal, a autonomia entre os dois núcleos e o aproveitamento da luz natural, o que permite a redução dos consumos energéticos, em termos de iluminação e de climatização.

O ar interior é controlado centralmente, com garantia da conformidade legal de todos os parâmetros de qualidade. São 6 as unidades de tratamento de ar que têm, entre outras funções, a insuflação de ar novo e a extração de ar viciado. O edifício possui painéis solares de captação da radiação solar para o aquecimento de água.

As instalações estão abrangidas por um sistema de controlo periódico da qualidade do ar interior e dos respetivos consumos. A poente existe um plano de água que, para além da função decorativa, funciona como elemento que contribui para a melhoria do desempenho energético, que possibilita o arrefecimento do ar durante o verão.

Edifício em números

As novas instalações da autarquia possuem uma área envidraçada de 3 500 m2, cerca de 6520 lâmpadas e 42 unidades de tubos de queda, para a drenagem das águas da precipitação, 150 km de rede elétrica, 480 portas, das quais 137 funcionam como saída de emergência. O arquivo tem 5 depósitos de armazenamento de documentação, numa extensão de cerca de 9 km.

A rede de incêndios, que corresponde a 365 metros de tubagem, é alimentada a partir de um tanque de armazenamento com capacidade de 60 000 litros, para dar resposta a situações de emergência.

O edifício está preparado para retirar 1514 pessoas, em 3 a 4 minutos, conforme projeto de segurança aprovado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil. 

Contactos
Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45
2844-001 Seixal

 

Tel.: 212 276 700
Fax.: 212 276 701
Email

 

Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

Partilhar

Está aqui