30.º Corta-Mato Cidade de Amora

O 30.º Corta-Mato Cidade de Amora realiza-se no dia 17 de novembro, domingo, a partir das 9.15 horas, no Parque Municipal do Serrado, em Amora, com a participação de centenas de atletas nos vários escalões.

É uma prova de referência no panorama desportivo nacional, que se realiza no município do Seixal há 30 anos consecutivos.

A competição é organizada pela Câmara Municipal do Seixal e pela Junta de Freguesia de Amora, em parceria com o movimento associativo concelhio, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Setúbal.

Uma das mais prestigiadas provas desportivas que se realiza no município do Seixal

O Corta Mato Cidade de Amora é uma das mais prestigiadas provas desportivas que se realiza no município do Seixal e tem trazido alguns dos grandes nomes do atletismo nacional e internacional.

É uma prova de atletismo de elevado nível competitivo e nesta edição conta uma vez mais para o apuramento do Europeu da modalidade, a realizar-se no próximo dia 8 de dezembro, em Lisboa.

A prova é aberta a atletas de ambos os sexos, federados e populares, em representação de clubes, escolas, coletividades, grupos informais ou a título individual.

O Corta-Mato Cidade de Amora integra o Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal.

Inscrições

As inscrições para o 30.º Corta-Mato Cidade de Amora decorrem até às 18 horas do dia 15 de novembro, e devem ser enviadas para: Junta de Freguesia de Amora, Rua 1.º de Maio, Lt. 4, 2845-125 Amora, ou pelo email jfamora@jf-amora.pt. Telefone 212 268 730.

Edição anterior

Em 2018, a 29.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora, realizada a 4 de novembro, contou com a presença de 1120 atletas, em representação de 91 equipas, sendo 16 clubes do concelho do Seixal.

A competição de 2018 foi escolhida pela Federação Portuguesa de Atletismo para observar os atletas seniores, participantes na prova de 1500m, para o Europeu de corta-mato.

Os vencedores foram os atletas seniores Luís Saraiva, do Sporting Clube de Braga, e Neide Dias, do Sport Lisboa e Benfica.

Objetivos

O Corta-Mato Cidade de Amora é definido por um conjunto de objetivos que estão de acordo com o projeto desportivo municipal.

• Contribuir para o fomento da prática de desporto através da corrida ao ar livre e em plena natureza.

• Divulgar a prática da corrida lenta e prolongada como processo de prática desportiva acessível a toda a população nas suas formas competitivas, festivas ou de convívio.

• Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através da manutenção da saúde pela luta contra o stress e as doenças decorrentes do sedentarismo da vida moderna.

• Criar condições para proporcionar a prática da corrida à população do concelho do Seixal dos géneros masculino e feminino de todas as idades sem quaisquer descriminações socioculturais, étnicas, políticas, religiosas ou de orientação sexual.

• Divulgar o concelho do Seixal, o seu desporto, a sua história, a sua cultura, a sua gastronomia e o seu valor paisagístico.

• Criar condições para garantir a presença dos melhores atletas nacionais da modalidade, de forma a proporcionarmos aos atletas populares e munícipes/espetadores um espetáculo desportivo de grande nível competitivo.

As inscrições para o 30.º Corta-Mato Cidade de Amora decorrem até às 18 horas do dia 15 de novembro.