31.º Corta-Mato Cidade de Amora

O 31.º Corta-Mato Cidade de Amora decorre no dia 7 de novembro, domingo, às 9.15 horas, num novo local, a Quinta Maria Pires, na Rua Manuel Teixeira Gomes, e conta com os melhores atletas nacionais da modalidade de sub-23 e em juniores.

A iniciativa é uma das mais prestigiadas provas do concelho do Seixal e uma referência do desporto nacional.

A competição é aberta a atletas de ambos os sexos, federados e populares, em representação de clubes, escolas, coletividades, grupos informais ou a título individual, com provas para todos os escalões e prémios individuais e coletivos.

O Corta-Mato Cidade de Amora é organizado pela Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal, com o apoio do movimento associativo local, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo de Setúbal.

A prova integra o Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal.

Inscrições

As inscrições decorrem até às 18 horas do dia 4 de novembro. Estas podem ser formalizadas através do telefone 212 268 730 ou do email jfamora@jf-amora.pt ou podem ainda ser enviadas para Junta de Freguesia de Amora, Rua 1.º de Maio, Lote 4, 2845-125 Amora.

Para mais informações, consulte o regulamento da prova (inclui ficha de inscrição).

Edição anterior

Em 2019, a 30.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora, realizada a 17 de novembro, contou com mais de 2100 inscrições e a participação de 1100 atletas, em representação de 92 clubes de todo o país.

A competição foi escolhida pela Federação Portuguesa de Atletismo para observar os atletas seniores que correram os 1500 metros para o 26.º Campeonato Europeu de Corta-Mato, que se realizou em Lisboa a 8 de dezembro.

Os vencedores foram os atletas seniores Paulo Rosário e Salomé Afonso, do Sporting Clube de Portugal.

Paulo Rosário, vencedor em seniores, do Sporting Clube de Portugal

«Queria vencer, mas não estava à espera de ganhar porque o leque de adversários era muito forte. Por isso foi muito prazeroso impor a minha corrida e vencer. O percurso foi desafiante, com muitas curvas e terreno irregular. A organização esteve cinco estrelas.»

Salomé Afonso, vencedora em seniores, do Sporting Clube de Portugal

«Trazia o objetivo de qualificar-me para o Europeu. Apesar da dificuldade da prova, senti-me bastante bem e confiante. A organização foi excelente e gostei muito de correr nesta pista, porque é um percurso que se adapta ao meu estilo de corrida.»

Paulo Bernardo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

«O Corta-Mato Cidade de Amora é uma prova muito forte e uma das principais provas do corta-mato nacional. A organização é muito boa e as autarquias têm um papel fundamental na mobilização dos atletas e atração do público para assistir a uma das principais competições nacionais.»