Historial

Dar de Volta é um projeto pioneiro que teve início em 2005 na Biblioteca Municipal do Seixal, que consiste na recolha, organização e doação de manuais escolares para posterior redistribuição pelas famílias e estudantes que deles precisem e os solicitem.

Implementado numa perspetiva de empreendedorismo social, já com provas evidentes de sucesso, é um exemplo para outras câmaras municipais que, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal, decidiram também elas dar início ao mesmo projeto nos seus municípios.

É um projeto solidário de promoção de atitudes de cooperação e partilha entre as pessoas, que facilita o acesso a alguns meios do processo de ensino e aprendizagem, poupa rendimentos familiares, numa visão de racionalização e reaproveitamento de recursos, e promove práticas que contribuam para a preservação do ambiente, afirmando perspetivas ecológicas ao evitar o desperdício. 

Em suma, esta foi uma das formas encontradas para apoiar a comunidade e rentabilizar não só os rendimentos familiares, mas também o meio ambiente.

A colaboração de todos, munícipes e comunidade escolar, quer na divulgação, quer na disponibilização de manuais escolares de que já não necessitam, é essencial para que o projeto seja uma realidade e se concretize com garantias de sucesso.

Está aqui