Fórum Seixal 2015

O Fórum Seixal regressa a um novo ciclo de encontros com a população com um conjunto de debates sobre temas estratégicos de interesse municipal. Em 2015, ainda com o lema «Mais Participação, Melhor Futuro», os objetivos de aproximar a autarquia da população e aumentar a sua participação nos temas do município mantêm-se. Também com esse propósito se mantém a descentralização dos locais dos encontros por todas as freguesias do concelho e a realização em horário pós-laboral.

Mais Participação, Melhor Futuro

Depois de em 2014 o Fórum Seixal se ter debruçado sobre duas questões estratégicas para o futuro do concelho e da população, com a discussão pública sobre a revisão do Plano Diretor Municipal e a necessidade de construção do hospital no concelho, este ano serão abordados temas como a educação, o desporto, a ação social, o urbanismo e os transportes. 

Não deixe de participar nos encontros. Coloque questões, dê a sua opinião.

Calendário de encontros

Municipalização da educação

Dia 26 de maio, 18 horas - Escola Secundária de Amora

A proposta do Governo implica passar para os municípios a responsabilidade de decisão em políticas educativas, currículos, organização pedagógica e administrativa e gestão de recursos humanos. Pretende debater-se os modelos que melhor se adaptam ao país, qual o papel dos municípios e do Governo na educação e quais as consequências para alunos, professores e escolas.

Apresentação Municipalização da Educação

Defesa da água pública

Dia 5 de junho, 18 horas - Moinho de Maré de Corroios

Debate sobre a intervenção direta das autarquias na defesa da administração e da gestão pública da água ao serviço das populações. Alternativas à chamada reestruturação do setor das águas e esclarecimento das populações e de entidades sobre as consequências dessa reestruturação.

Apresentação Gestão Pública da Água e Saneamento

Carta Social do Seixal

Dia 16 de junho, 17 horas - Associação de Solidariedade Criar-T

Apresentação da Carta Social do Município do Seixal. A carta social é um instrumento de planeamento, prospetivo a 10 anos, que identifica a realidade existente e o que deve existir ao nível dos equipamentos e serviços sociais no município. O debate pretende não só apresentar este trabalho mas também identificar o financiamento necessário por parte do Governo para cumprir o documento.

Apresentação da Carta Social Municipal do Seixal

Reconversão do Pinhal do General

Dia 19 de junho, 21 horas - Associação de Amigos do Pinhal do General

Fernão Ferro é a zona do concelho onde existe o maior número de áreas urbanas de génese ilegal (AUGI). A suspensão parcial do anterior Plano Diretor Municipal para as AUGI e a aprovação do novo Plano, que veio enquadrar de forma decisiva os processos de reconversão urbanística, permitirão criar uma nova dinâmica com vista à conclusão da generalidade dos processos. Neste encontro será debatida a situação específica do Pinhal do General.

Apresentação Reconversão do Pinhal do General

Mobilidade e transportes no concelho do Seixal 

Dia 1 de julho, 18.30 horas - Estação de Comboios de Foros de Amora

Entre os vários assuntos em discussão durante este encontro, destaque para o diagnóstico e as necessidades de investimento no setor, a definição de práticas mais responsáveis e o Novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros.

Apresentação Mobilidade e Transportes no Concelho do Seixal

Requalificação do Espaço Público em Miratejo

Dia 30 de setembro, 18 horas - Alameda 25 de Abril, junto aos números 1 e 3

Reconversão Urbanística no Concelho do Seixal

Dia 17 de outubro, 15 horas - Associação de Moradores dos Redondos

Requalificação do Passeio Ribeirinho do Seixal

Dia 23 de Outubro, 18 horas - Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo

Dia 30 de outubro, 18 horas - Casa do Povo de Corroios

O Fórum Seixal é um espaço de debate realizado pelo município desde 2004.

A iniciativa tem permitido que todos – munícipes, instituições, movimento associativo, comunidade escolar, agentes económicos – deem a sua opinião sobre temas da vida municipal. 

Participe! 

Partilhar

Está aqui