Fórum Seixal 2019

O Fórum Seixal promove encontros com a população para apresentação e debate de projetos estratégicos de interesse municipal. As sessões contam com a participação de técnicos e autarcas da Câmara Municipal do Seixal e os munícipes podem apresentar sugestões e esclarecer as suas dúvidas.

Paralelamente, o Fórum Seixal assegura ainda a receção de sugestões e opiniões dos munícipes pelo o email forumseixal@cm-seixal.pt ou por entrega direta nos Serviços Centrais da autarquia, lojas do munícipe e juntas de freguesia.

O objetivo é abrir aos munícipes a participação na vida local e ouvir as suas preocupações e opiniões. Participe. A sua opinião conta!

Paralelamente, até abril de 2019, a autarquia promove um ciclo do Fórum Seixal dedicado à Educação.

Calendário de sessões em 2019:

4 de fevereiro, segunda-feira, 18 horas
Apresentação do projeto da Rua 25 de Abril
Auditório da Junta de Freguesia de Amora

A Câmara Municipal do Seixal está a desenvolver um projeto de requalificação de espaço público na Rua 25 de Abril, na Cruz de Pau, em Amora. A intervenção tem como objetivo garantir um acesso pedonal contínuo, acessível a todos, estando para isso previsto o redimensionamento dos passeios, relocalização de passadeiras e reformulação do estacionamento. Está também prevista a  requalificação do jardim para criação de uma zona de estadia.

Apresentação:
Acesso pedonal na rua 25 de Abril (pdf 1.17mb)

Reportagem no Youtube.

 

16 de março, sábado, 16 horas
Poluição industrial
Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, Aldeia de Paio Pires

Este encontro pretende esclarecer a população sobre as medidas que estão a ser tomadas pelas entidades competentes e pela empresa no sentido de monitorizar e controlar a qualidade do ar e os efeitos na saúde da atividade industrial.

Pretende-se também recolher sugestões junto da população sobre outras medidas que possam ser tomadas de modo a garantir a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores e das populações circundantes.

Apresentação:
Poluição industrial (1.8mb)

Reportagem no Youtube.

 

28 de março, quinta-feira, 21 horas
Estacionamento condicionado de Santa Rita
Igreja da Torre

Este Fórum Seixal pretende esclarecer a população sobre o condicionamento do estacionamento que vai ser implementado na Urbanização Quinta de Santa Rita e envolvente, na Torre da Marinha.

Tem-se verificado um progressivo aumento do parque automóvel e a consequente procura de estacionamento nas áreas habitacionais envolventes à estação de comboios do Fogueteiro.

Com esta medida, passam a existir zonas de estacionamento automóvel condicionado, de forma a garantir oferta de estacionamento aos residentes e aos comerciantes.

Apresentação:
Novo modelo de estacionamento (pdf 320kb)

Reportagem no Youtube.

 

2 de abril, terça-feira, 18 horas
Intervenção na Praça Luís de Camões
Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil

O Fórum Seixal pretende esclarecer a população sobre a necessidade de abate da árvore Ficus Microcarpa L, conhecida como loureiro da Índia, situada na Praça Luís de Camões, no Seixal.
 
A árvore já foi considerada de interesse público, mas ficou danificada devido ao mau tempo e ventos fortes e, após uma análise recente do Instituto Superior de Agronomia, foi identificada a existência de um fungo que afeta a sua estabilidade.
 
A Câmara Municipal do Seixal vê-se obrigada a abater a árvore, de modo a garantir a segurança e a salvaguarda de pessoas e bens, substituindo-a por um exemplar de outra espécie.

Apresentação:
Intervenção na Praça Luis de Camões (pdf 2,53mb)

Reportagem no Youtube.

 

11 de abril, quinta-feira, 18 horas
Apresentação do projeto de reordenamento do trânsito em várias ruas de Amora
Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora

Nesta sessão, será apresentado pela Câmara Municipal do Seixal um projeto de reordenamento de trânsito em várias vias da freguesia de Amora com o objetivo de melhorar a acessibilidade e a segurança rodoviária.

A intervenção inclui a implementação de sentido único na Rua Fonte da Prata e a construção de uma rotunda entre a Rua Doutor Emídio Guilherme Garcia Mendes e a Rua Dona Branca Saraiva de Carvalho, estando para isso previsto o redimensionamento dos passeios, a reformulação do estacionamento e a adaptação de infraestruturas da rede elétrica e de águas e esgotos.

Apresentação:
Reordenamento do trânsito em várias ruas de Amora (pdf 1,03mb)

Reportagem no Youtube.

 

11 de maio, sábado, 16 horas
Impactos Ambientais da Atividade Industrial
Apresentação de estudo sobre partículas em Aldeia de Paio Pires

Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional

Este encontro do Fórum Seixal pretende dar a conhecer à população os resultados de um estudo sobre partículas não inaláveis que se depositam nas varandas e viaturas em Aldeia de Paio Pires. O estudo foi encomendado pela Câmara Municipal do Seixal ao Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico, que vem fazer a apresentação dos resultados, após análises às partículas efetuadas por um laboratório especializado na Hungria.

Apresentação:
Análise de amostras de partículas recolhidas em Aldeia de Paio Pires (pdf 578kb)

Reportagem no YouTube.

 

30 de maio, quinta-feira, 18.30 horas
Intervenção na Alameda 25 de Abril, em Miratejo
Delegação da Junta de Freguesia de Corroios em Miratejo

O Fórum Seixal pretende apresentar propostas para uma intervenção na Alameda 25 de Abril, em Miratejo, em resposta 
a diversas solicitações por parte da população. Nesta via, existe uma árvore da espécie Ficus Elástica, vulgarmente conhecida como Borracheira, de grande dimensão, que se apresenta próxima de dois edifícios, bem como da via de circulação, e cujas folhas se têm vindo a acumular na envolvente. A Câmara Municipal do Seixal irá apresentar neste fórum duas possibilidades de intervenção, mantendo a arborização, de forma a garantir a sombra no local. O objetivo é ouvir a população e encontrar a melhor solução para a compatibilização da arborização com o ambiente urbano.

Reportagem no YouTube.

 

1 de junho, sábado, 18 horas
Requalificação Urbana na Quinta do Rouxinol
Praceta entre a Rua das Flores e a Rua das Palmeiras

A zona de praceta entre a Rua das Flores e a Rua das Palmeiras, na Quinta do Rouxinol, em Miratejo, vai ser requalificada. Trata-se de um espaço já utilizado pela população residente para várias atividades recreativas que irá ser dotado de melhores condições. Uma zona de churrasco com mesas, a reestruturação dos bancos existentes, reabilitação do pavimento, novas coberturas e nova iluminação pública irão requalificar esta área. O projeto vai ser apresentado à população no Fórum Seixal.

Reportagem no Youtube.

 

7 de junho, sexta-feira, 18 horas
Ampliação e requalificação da Escola Básica da Quinta de Santo António
Escola Básica da Quinta de Santo António, Amora

A Escola Básica da Quinta de Santo António, na freguesia de Amora, vai ser alvo de obras de ampliação e requalificação do edificado existente. O objetivo do Fórum Seixal é dar a conhecer à população esta obra, que irá permitir a construção de mais um edifício, a requalificação do edificado existente, a pintura integral da escola, a demolição dos antigos telheiros e a edificação de novas coberturas. 

 

15 de junho, sábado, 10 horas
Reconversão da Qta. das Lagoas
Auditório José Queluz, Corroios

A área de reconversão da Quinta das Lagoas ocupa uma área de aproximadamente 134 mil m2, dividida em cerca de 240 parcelas de terreno de pequena dimensão. Após o levantamento topográfico da área de reconversão da Quinta das Lagoas, foi realizada a assembleia eletiva para a constituição da Comissão de Administração Conjunta da AUGI. No Fórum Seixal, pretende-se dar a conhecer à população da Quinta das Lagoas as etapas subsequentes do processo de reconversão. 

 

17 de junho,segunda-feira, 17.30 horas
Ampliação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires
Escola Básica de Aldeia de Paio Pires

A Escola Básica de Aldeia de Paio Pires vai ser alvo de obras de ampliação, com a construção de um novo edifício para aumentar a capacidade do jardim de infância de uma para três salas de atividades, refeitório/sala polivalente, cozinha, copa, instalações sanitárias e gabinetes de apoio. Será ainda construída uma nova área para portaria e o edifício existente será requalificado. O Fórum Seixal pretende dar a conhecer à população este projeto, que irá contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem das crianças de Aldeia de Paio Pires.

Apresentação:
Ampliação e requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires (pdf 26,4mb)

Reportagem no Youtube.

 

18 de junho, terça-feira, 21 horas
Alteração ao Plano Diretor Municipal
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

Decorridos quase cinco anos de vigência da Revisão do Plano Diretor Municipal do Seixal, surge a necessidade de adequá-lo às novas regras de classificação e qualificação do uso do solo, de acordo com o previsto no Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial.

Nesta sessão do Fórum Seixal, serão dadas a conhecer a conhecer as principais alterações, entre elas a eliminação da categoria operativa de solo urbanizável.

 

22 de junho, sábado, 17.30 horas
Construção da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires
Av. Teófilo Braga, junto ao café Gabetos

Já foi montado o estaleiro de obra para dar início à construção da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires. O equipamento ficará situado na zona das Colinas do Sul, na confluência entre a Avenida 8 de Março e a Avenida 1 de Junho. Será construída uma piscina desportiva com 25 metros por 12,5 metros, com o apoio de vestiários, balneários sanitários, um átrio, sala de espera, zona de atendimento, secretaria, sala de reuniões e do pessoal e uma arrecadação para material desportivo.

Reportagem no YouTube.

 

 

 

(Calendário em atualização)

Envie as suas sugestões e questões para forumseixal@cm-seixal.pt

Partilhar

Está aqui