Mês das Pessoas Idosas 2022

Valorizar a experiência de vida e o contributo das pessoas idosas no desenvolvimento das sociedades é de extrema importância, pelo que foi recomendado a todos os países que dinamizem ações orientadas para a promoção da dignidade e da qualidade de vida desta população, visando uma atitude respeitosa em relação aos seniores de todo o mundo, tendo-se instituído, em 1999, o dia 1 de outubro como o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Com base nessas premissas, o município do Seixal dinamiza desde sempre as Comemorações do Mês das Pessoas Idosas ao longo do mês de outubro, com um vasto programa de iniciativas, como seminários e animação cultural, entre outras, um posicionamento integrado nas políticas sociais desenvolvidas ao longo do ano, que têm como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida e aumento da participação cívica na vida do concelho.

A Rede Social do Seixal e respetivas sinergias são fundamentais para manter e consolidar esse trabalho, através das dinâmicas desenvolvidas para e com as pessoas idosas do município.

2022 é um ano de grandes desafios e recomeços, após momentos muito delicados para a população idosa. Neste sentido, importa retomar dinâmicas, designadamente através do combate ao isolamento, do aumento da auto estima ou da promoção da prática desportiva.

O programa das comemorações neste mês de outubro contempla atividades lúdicas, artísticas, solidárias, debate, reflexão e participação plena.

Programa*

Dia 1 de outubro, a partir das 16 horas
Celebração do 39.º aniversário do Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal (ASSTAS)

Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

Dia 4 de outubro, a partir das 14 horas
Comemorações do 39º aniversário da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha

Dias 7, 8 e 9 de outubro, a partir das 15 horas
Comemorações do 41.º aniversário da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Paio Pires

Dia 13 de outubro, das 14 às 15.30 horas
Exposição do Projeto Amor'à Arte dos trabalhos elaborados em crochet pelos utentes de Centro de Dia da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora

Zona ribeirinha de Amora

De 11 a 14 de outubro, 18 a 21 de outubro, 25 a 28 de outubro e de 2 a 8 de novembro, das 10.30 às 12.30 horas
Programa Teclar: Dotar as pessoas idosas de competências informáticas com vista ao combate à infoexclusão, formação dinamizado pela RATO – Associação para a Divulgação Cultural e Cientifica

Dia 14 de outubro, das 14.30 às 16.30 horas
88.ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Local de Ação Social do Seixal
Projeto Municipal de Teatro Sénior (Desdramatizar)
Tuna da Universidade Sénior do Seixal

Dia 28 de outubro, das 9 às 12.30 horas
Encontro temático: Envelhecimento e Suas Dimensões: Fatores de Risco e Meios de Proteção**
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

9 horas – Receção aos participantes

9.30 horas – Abertura com um apontamento lúdico

9.40 horas – Mesa de abertura

• Liliana Cunha, vereadora com o pelouro da Cultura, Juventude, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal do Seixal;
  • Fernando Sousa, presidente da Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora - ARIFA, da União de Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho do Seixal – UARPICS e da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal – UDIPSS Setúbal;
  • Maria João Quintela, presidente da  Associação Portuguesa de Psicogerontologia.

10.10 horas – Combater a Solidão e o Isolamento Social
Moderação: Vera Tiago, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal (UCC Seixal)
Maria João Quintela, presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia

10.30 horas – Abordagem da Pobreza nas Pessoas Idosas: a Sua Sustentabilidade e Abordagem sobre Resultados do Último Inquérito Realizado com o Terceiro Setor

Paula Cruz, EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal (participação remota)

10.50 horas - Olhar o Envelhecimento pela Lente da Comunidade Local
José Carlos Batalha, presidente da assembleia da Confederação Nacional das Instituições Sociais e presidente da FIT – Federação das Instituições da Terceira Idade e da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa – UDIPSS Lisboa

11.10 horas – Coffee Break

11.30 horas –  Linha 65 – Linha Concelhia de Apoio à Terceira Idade e a Pessoas Dependentes, da CRIAR-T – Associação de Solidariedade - Indicadores/resultados
Fernando Marques, presidente da CRIAR-T – Associação de Solidariedade e Vanessa Guedes, coordenadora da Linha 65

12 horas – Debate

12.30 horas – Encerramento

Dia 17 de novembro
Entrega dos certificados do Programa Teclar
​Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

* Esta programação está ainda sujeita a alterações, prevendo-se a a realização de outras iniciativas ao longo do mês de outubro, as quais serão oportunamente divulgadas.

Cofinanciamento: