Dia Nacional dos Moinhos celebrado a 7 de abril

06 Abr '21

No Dia Nacional dos Moinhos, data assinalada a 7 de abril para sensibilizar para o seu valor patrimonial e este ano celebrada com a reabertura do Moinho de Maré de Corroios, damos ainda a conhecer o estudo e documentação do acervo móvel e integrado neste equipamento, desenvolvidos pelo Ecomuseu Municipal do Seixal na perspetiva da salvaguarda deste património.

Fruto das ações de inventário, estudo e documentação deste acervo do Ecomuseu, foi possível melhorar a interpretação sobre o sistema de moagem, em particular sobre a constituição e funcionamento dos engenhos que podem ser observados neste sítio de memória, onde se valorizam o edifício e a sua envolvente natural, o acervo, as técnicas e o saber-fazer ligados à moagem e ao trabalho do moleiro. Este trabalho facultou também a disponibilização online de informação (PDF [6,79MB]) sobre este património do Seixal.

Até ao fim do próximo mês de maio, e dependendo da evolução do atual contexto pandémico, o Moinho de Maré de Corroios está aberto no horário de inverno, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, e nos sábados e domingos, entre as 9 e as 13 horas. O equipamento encerra às segundas-feiras e feriados .