Formação

Estão a decorrer até ao próximo dia 20 de abril as inscrições para a Ação de Formação de Animadores, no âmbito do projeto Seixal Férias 2018, que irá decorrer entre os dias 2 de maio e 7 de junho, em vários espaços do concelho. 

A formação é gratuita, mas limitada às vagas existentes por ordem de chegada. Os interessados, com idade mínima de 16 anos, devem preencher e enviar a ficha de inscrição para o endereço de correio eletrónico ferias.desportivas@cm-seixal.pt.

O certificado será entregue em cerimónia a decorrer no dia 8 de junho, sexta-feira, às 18 horas, no Moinho de Maré de Corroios, aos participantes que completarem, pelo menos, oito módulos.
 

Módulos

1. Enquadramento Pedagógico de Animadores

Data: 2 e 3 de maio, quarta e quinta-feira, das 18.30 às 21 horas
Local: Ginásio do Pavilhão da Escola Básica Pedro Eanes Lobato

Apetrechar os animadores com ferramentas que lhes permitam perceber a importância e responsabilidade do animador de férias lúdico-desportivas; refletir sobre os procedimentos a adotar nas visitas a instalações municipais e/ou atividades no exterior e no acompanhamento às refeições, bem como em casos de acidente e indisciplina.

2. Escrita Criativa

Data: 8 e 10 de maio, terça e quinta-feira, das 18.30 às 20.30 horas
Local: CAMAJ e Espaço Memória – Tipografia Popular (ponto de encontro: CAMAJ, Rua Paiva Coelho, Seixal, às 18.30 horas)

Mostrar aos participantes outras formas de escrever e de utilizar a língua portuguesa, em grande articulação com as técnicas de impressão existentes na Tipografia Popular.

3. Escalada

Data: 12 de maio, sábado, das 9 às 13 horas
Local: Parque do Serrado

Dotar os participantes de conhecimentos acerca das técnicas de escalada, procedimentos de segurança e materiais a utilizar nesta atividade.

4. Jogos Teatrais

Data: 15 e 17 de maio, terça e quinta-feira, das 18.30 às 21 horas
Local: Ginásio do Pavilhão da Escola Básica Pedro Eanes Lobato

Palavras-chave ou as ferramentas adquiridas por quem se aventura a «brincar» ao teatro: comunicar; improvisar; aperfeiçoar a relação com o outro; desenvolver a sua criatividade e imaginação; refletir sobre o que o rodeia; dialogar com o mundo; tornar o invisível, visível...

5. Descobrir Leituras para Ler o Mundo

Data: 22 e 24 de maio, terça e quinta-feira, das 18.30 às 21 horas
Local: Biblioteca Municipal do Seixal

Promover, refletir e debater o papel do livro e da(s) leitura(s) em atividades lúdicas, como forma de contribuir para o desenvolvimento da criança e do jovem, estimulando múltiplas leituras do mundo; contribuir para aquisição de competências que motivem para a realização de atividades de Hora do Conto e outras em instituições e grupos.

6. Visita Guiada ao Auditório

Data: 29 de maio, terça-feira, das 18.30 às 21 horas
Local: Auditório Municipal do Seixal

Dar a conhecer aos participantes os segredos que se escondem nos bastidores do Auditório Municipal, divulgando não só a sua existência, mas também as várias atividades que podem ser executadas neste domínio.

7. O Sol quando Brilha É para Todos

Data: 30 de maio, quarta-feira, das 18.30 às 21 horas
Local: Auditório dos Serviços Centrais da Autarquia

Capacitar para a importância da inclusão nas atividades de recreação e lazer; compreender os diferentes perfis funcionais e analisar os apoios necessários nos diferentes domínios; promover a adequação das estratégias de comunicação e adaptação de tarefas (E.g. atividades de vida diária, desporto, etc.).

8. Percursos Pedestres

Data: 2 de junho, sábado, das 9 às 13 horas
Local: Seixal-Amora (ponto de encontro – Caixa Futebol Campus-Benfica)

Apetrechar os animadores de ferramentas que lhes permitam desenvolver ações relacionadas com os percursos pedestres.

9. Roubar o Artista

Data: 5 e 7 de junho, terça e quinta-feira, das 18.30 às 21 horas
Local: Auditório do Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo

Nesta atividade plástica serão exploradas algumas das técnicas de pintura utilizadas pelo artista Manuel Cargaleiro, em que o ato de «roubar» mais não é que aprender, explorar e experimentar a forma como os artistas criam as suas obras de arte. O «saque» será inspirado no Mestre Cargaleiro e quem sabe... outros criadores.

Informações

Telefone 212 276 700

Email ferias.desportivas@cm-seixal.pt

Partilhar

Está aqui