Seixal World Music 2021

O Seixal World Music regressa em 2021 a Miratejo, com concertos dedicados à música popular e tradicional que se faz pelo mundo. Criada e tocada por músicos de várias latitudes, com instrumentos e ritmos nativos originais, a música traz ao Parque Urbano José Afonso vários sotaques cheios de animação e alegria.

Serão dois dias em que a música, expressão cultural imemorial e comum a toda a humanidade, cativa, encanta e desperta, mas também promove a tolerância, o entendimento e o conhecimento entre os povos.

O Seixal World Music realiza-se nos dias 19 e 20 de junho (sábado e domingo), no Parque Urbano José Afonso, em Miratejo, freguesia de Corroios.

A entrada é livre, mas está sujeita a reserva prévia obrigatória de bilhetes, através do e-mail bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou pelo telefone 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas).
 

Programa, por ordem de atuação:
 

19 junho, sábado – 19 horas

Orquestra de foles (Portugal)

David Pérez y su Cuadro Flamenco (Espanha)

Cremilda Medina (Cabo Verde)

20 junho, domingo – 19 horas

Orquestra de Foles (Portugal)

Moçoilas (Portugal)

Victor Zamora y Havana Way apresentam Gracías,Compay! (Cuba)

 

Orquestra de Foles (Portugal)

Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e reportório diversificado, a Orquestra de Foles é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita-de-foles ao lugar de destaque que merece, numa sinfonia de foles, ponteiros, roncos, peles e aros, com o rigor de uma orquestra e a irreverência dos gaiteiros.

A Orquestra de Foles é o grupo da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles que, desde a sua fundação, em 1999, estuda e dá a conhecer o riquíssimo património material e imaterial da gaita-de-foles em Portugal. Trabalha o repertório tradicional português para este instrumento com uma nova roupagem e uma abordagem moderna, transportando-o assim para os nossos tempos e dando-o a conhecer ao público geral.

O seu primeiro álbum foi lançado em 2015 e desde então tem vindo a ser apresentado um pouco por toda a Península Ibérica. A Orquestra de Foles está a trabalhar no segundo disco e espera continuar a levar o seu trabalho a um público cada vez mais vasto.

 

David Pérez y Su Cuadro Flamenco (Espanha)

O reconhecido e multipremiado bailaor sevilhano David Pérez traz um espetáculo que mistura as raízes do flamenco antigo com o mais contemporâneo, numa apresentação que promete encantar os amantes desta dança tão característica.

Tinha apenas 22 anos quando obteve o Prémio El Desplante no mais prestigiado e antigo festival de flamenco de Espanha – o Festival Internacional Flamenco de La Unión –. Desde então, tem pisado palcos um pouco por todo o mundo.

No Seixal, apresenta e espetáculo Puntal, estreado em Tóquio e onde esteve em apresentação durante seis meses consecutivos, que mescla de forma magistral os vários palos (géneros) flamencos.

Músicos:

David Pérez – baile flamenco

Miguel Pérez – guitarra

Jeromo Segura – cante e palmas

Dani Carbonell – percussões

 

Cremilda Medina (Cabo Verde)

Cremilda Medina destaca-se como uma das mais belas vozes da atualidade de Cabo Verde e faz da morna a sua bandeira.

A sua voz doce e o sorriso contagiante remetem-nos para lugares e sonhos, em que cada palavra entra diretamente para o coração. A morna, hoje Património Cultural Imaterial da Humanidade, é a sua estrela-guia, mas canta também a coladeira e faz questão de manter vivas as raízes do seu país, da sua cultura e das suas gentes.

Atua pela primeira vez no Seixal e traz-nos temas em que canta o amor, a despedida, o mar e a essência do povo das ilhas crioulas. Será certamente uma noite especial e repleta de emoções, em que interpretará os êxitos que já lhe valeram o reconhecimento internacional.

Músicos:

Cremilda Medina – voz

Nando Andrade – piano e direção musical

Danielson Fonseca – guitarra

Zé Paris – baixo

Zé António – cavaquinho

Cau Paris – bateria

 

Moçoilas (Portugal)
Sons de outro Algarve

Composto por Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva (o terceiro ciclo de uma geração de mulheres/moçoilas), as Moçoilas nascem da vontade de reacender e recuperar os cantos do Sul, mais precisamente da região do Algarve. Esquecidos ou escondidos no tempo e nas profundezas de uma serra repleta de sons, cheiros, cores e saberes únicos, estes cantos fazem parte e representam uma grande parte do nosso patrimônio cultural, refletindo a alma e as tradições de uma Serra do Caldeirão, onde o canto sempre foi uma identidade nacional.

Reinterpretando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua própria energia, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias e novas canções, as Moçoilas contam já com 27 anos de uma prestigiada e longa carreira, repleta de aventuras, sucessos, experiências e partilha de memórias.

Músicos:

Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa da Silva – voz e percussões

 

Victor Zamora y Havana Way – Gracías, Compay! (Cuba)

Victor Zamora y Havana Way é uma formação de músicos cubanos criada pelo pianista Victor Zamora, radicado em Lisboa há mais de 20 anos, de tributo à música tradicional cubana dos anos 1930, 1940 e 1950. Gracías, Compay! é um concerto de homenagem àquele que foi um dos maiores representantes da música tradicional cubana e que através de sons, guarachas e boleros fez dançar o mundo, Compay Segundo. 

O piano de Victor Zamora é virtuoso e apaixonante. A origem cubana e o mundo do jazz onde cresceu e começou a desenvolver os primeiros projetos dão às suas composições um tom único. Uma rigorosa formação musical, temperada pelo som das ruas, que recebeu em Cuba, foram o alimento para uma imaginação de criança fascinada por música. Um passado de histórias que o poderiam ter levado à guitarra e não ao piano, a descoberta deste como extensão de si, explicam a intensidade com que toca, sempre exigente e precisa. Compositor, mas plástico o suficiente para interpretar brilhantemente a música dos outros, faz com que se tenha tornado num dos pianistas mais requisitados. Paulo de Carvalho, Salvador Sobral, Jandira Silva, Gene García, Diego el Gavi, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, ou Maria Anadon são apenas alguns exemplos.

Músicos: 

Victor Zamora – direção musical, piano, coros
Pedro Aguilar Corrales – baixo elétrico e coros
Ivan Campillo – bateria e coros
Osvaldo Pegudo – percussão
Raidel Gonzaléz Ortiz – trompete
Gretel Tamames – voz
José Debray – voz e tres cubano

Mais informações

 

Público-alvo: Geral

Local: Parque Urbano José Afonso, Miratejo

Reservas: bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço: Gratuito, mediante reserva prévia obrigatória de bilhete

 

mais informação

Partilhar

Está aqui