31.º Festival de Teatro do Seixal

O Festival de Teatro do Seixal chega este ano à 31.ª edição com a arte da representação mais uma vez a percorrer várias salas do concelho. Uma oportunidade para conhecer o trabalho realizado pelas companhias locais e assistir a novas propostas de outros grupos do país.

A edição deste ano arranca com a peça «Marx na Baixa», protagonizada pelo ator André Levy, que vai a cena no palco do Auditório Municipal - Fórum Cultural do Seixal, dia 14 de novembro, sexta-feira, pelas 21.30 horas. Um espetáculo à volta deste filósofo alemão que marcou a narrativa histórica do século XX, num animado monólogo onde partilha detalhes da sua vida íntima e comenta os grandes acontecimentos históricos da sua época. O texto revela uma crítica às hipocrisias e injustiças dos nossos tempos, numa fotografia vívida e apaixonante de Marx, que representa a voz de uma humanidade insubmissa perante a iniquidade, e que, apesar de tudo, nunca perde a esperança num mundo mais justo.

O festival decorre até ao dia 13 de dezembro, com os espetáculos na sua maioria de entrada livre.

Dia 14 de novembro, 21.30 horas
Marx na Baixa
Com André Levy
Encenação: Mafalda Santos
Auditório Municipal – Fórum Cultural do Seixal
Ingresso: 8 euros *

Dia 22 de novembro, 21,30 horas
Estrelas de Seis Pontas
Teatro de Animação de Setúbal
Interpretação: José Nobre
Encenação: Carlos Curto
Sociedade Filarmónica União Arrentelense
A partir do romance de Manuel Tiago, pseudónimo de Álvaro Cunhal, o espetáculo apresenta um preso político convive e abraça os anseios e as lutas de muitos outros presidiários.

Dia 28 de novembro, 21 horas
Confissões
Companhia Almagesto
Encenação: Mina Leal
Escola Básica de Vale de Milhaços
São 87 confissões curtas, secas e diretas, por vezes muito violentas, outras com uma certa beleza poética e galhofeira, feitas por quem praticou um crime contra a vida de alguém.

Dia 29 de novembro, 21.30 horas
Olhá Crise
Grupo Cénico José Viana
Sociedade Filarmónica União Seixalense
Um espetáculo de teatro de revista  que olha para a atual situação política de forma mordaz e sarcástica.

Dia 4 de dezembro, 21.30 horas
Corpo-Mercadoria
Coprodução Musgo, Produção Cultural, Animateatro e Utopia Teatro
M/16 anos
Espaço Animateatro
O tráfico de seres humanos e a escravidão moderna é o ponto de partida para uma peça que aborda o esvaziamento de valores na sociedade contemporânea e a desvalorização do corpo.

Dia 5 de dezembro, 21.30 horas
O Amor Ainda Existe?
Grupo de Teatro Trabalhadores de Sonhos, Projeto Ficções
Interpretação: Anabela Pires, David Lucas Carrão e Liane Rosário
Autoria e encenação: Paula Perdigão
Sociedade Filarmónica Operária Amorense
Os amores e desamores de um casal são o mote para uma reflexão sobre a vida a dois.

Dia 6 de dezembro, 21.30 horas
Itália-Brasil, 3 - 2
O Grito
De Davide Enia
Cinema S. Vicente
Ingresso: 3 euros *
A narração deste jogo é realizada em duas perspetivas complementares e difere profundamente de um relato televisivo ou radiofónico. O público poderá reviver intensamente este jogo mítico e observar os telespectadores da época, personificados na família do narrador.

12 de dezembro, 21.30 horas
Depois de Darwin
Teatro Extremo
Coordenação: Fernando Jorge Lopes
Encenação: Ana Nave
Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Francisca Lima, João Dacosta, Rui Cerveira
Clube Recreativo da Cruz de Pau
Dois atores e uma encenadora desempregados decidem arriscar num projeto comum: estrear um espetáculo sobre a jornada científica à volta do mundo realizada por Charles Darwin, na qual fez pesquisas que serviram de base ao livro A Origem das Espécies, e a sua relação com o comandante do navio Beagle.

13 de dezembro, 21.30 horas
Monstros S.A.
FC Produções Teatrais
Autoria: Roland Dubillard
Encenação, adaptação e interpretação: Filipe Crawford e Rui Paulo
Cenografia e figurinos: Mila Bastos
M/ 12 anos
Auditório Municipal – Fórum Cultural do Seixal
Ingresso: 8 euros *
Os Monstros, vítimas da crise, vivem debaixo da Ponte 25 de Abril, mas isso não os impede de manter diálogos filosóficos, absurdos e cómicos sobre o teatro, a música e a vida.

Data a anunciar
O Recado
APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal
Encenadores: Marques D’arede e Luzía Paramés